Não é o saber que transforma o homem, sim o crer. Mas o crer, não efetivamente tem a ver com religião/espiritualidade, mas o quanto do saber é vivo dentro de si.
De que me adianta saber que é errado se no fundo, eu não creio dessa forma. Não agem assim os assaltantes, assassinos, homicidas, estupradores, enfim, todos sabem o que é errado mas não creem ao ponto de não faze-lo.
Portanto o saber é importante mas o agente de mudança não é o saber é o crer no que se sabe.
E nesse ponto os filhos de deus realmente tem uma vantagem: enquanto o mundo precisa de algum acontecimento ou situação para que o saber se transforme em crer, nos temos uma ajuda extra! O Espirito Santo.
A Bíblia deixa claro que ELE nos convence do: pecado, juízo e justiça. Ora, só podemos ser convencidos do que SABEMOS. Portanto o Espirito Santo age DIRETAMENTE e PROPORCIONALMENTE naquilo que de Deus é e conhecemos. Confirma essa informação a outra passagem que diz: a quem muito foi REVELADO, muito sera cobrado.
A revelação aqui não é saber, porque revelação não é conhecimento, revelação é sabedoria do alto. Portanto, quem tem revelação CONHECE E CRÊ, razão pela qual pode e será cobrado do que sabe.
Que muito mais que o saber, o crer transformador seja revelado a ti todos os dias para que tu possas viver CRENDO no que sabe  SABENDO no que crê.